“Gente simples fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias” – Provérbio Africano

O Instituto de Cultura, Arte, Fazer Responsável e Educação Ambiental (ICAFE) é uma organização sem fins lucrativos que atua em projetos relacionados a processos e fazeres nas áreas de educação ambiental, arte, cultura, lazer, empreendedorismo social e meio ambiente, buscando valorizar o patrimônio cultural da região Campo das Vertentes, Minas Gerais, Brasil.
 

A sede do instituto fica no município de Carmo da Mata, e trabalha diretamente com a população das comunidades rurais, cuja situação socioeconômica é precária e não oferece boas condições de infraestrutura. A única opção de trabalho são as fazendas de café que concentram a mão de obra masculina.

O ICAFE trabalha, principalmente, com crianças, adolescentes e mulheres. Nossa organização busca possibilitar o fortalecimento de laços éticos e solidários, de modo a empoderar as comunidades, com o desafio de capacitar, treinar para novos ofícios e envolver a população em atividades de cultura, lazer e entretenimento.

1/1

O ICAFE surgiu de um diálogo entre os proprietários rurais e os trabalhadores do Povoado dos Campos. Através dessa conversa, elucidou-se a consciência e a vontade de agir sobre os problemas locais, como as dificuldades da vida no meio rural, as questões transversais do cotidiano das mulheres e a necessidade de buscar novas opções de vida, principalmente para os jovens.

 

A partir disso, em 2010, foi elaborado, com a participação dos moradores, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Povoado dos Campos, a partir do diagnóstico das facilidades, dificuldades e desafios enfrentados pelos trabalhadores das fazendas de café e suas famílias.

O objetivo da construção coletiva desse PLANO foi buscar um modelo de desenvolvimento capaz de provocar o sentimento de pertencimento, a alegria, a autoconfiança, a preservação da natureza e a produção cooperada de negócios criativos. O PLANO representa o pacto estabelecido pelos moradores sobre o futuro da comunidade, e estabeleceu como valores a confiança, o compromisso, a cooperação, a mudança e a parceria entre seus membros.

Nossos Valores

Os valores que orientam as ações do ICAFE estão expressos nos oito princípios a seguir.

  • Território e Paisagem Cultural: orienta as relações com os meios físico, ambiental, humano, cultural e produtivo, na perspectiva de um processo de desenvolvimento local e regional harmônico.

  • Habitat: compreendido como o conjunto integrado casa, equipamentos urbanos e infraestrutura. O lugar de viver, morar e ser feliz.

  • Acessibilidade: compreendido como o direito à igualdade de oportunidades das pessoas, para que possam usufruir dos serviços e terem acesso à informação e à comunicação.

  • Cooperação: compreendida como empreendimento conjunto dos associados, organizações comunitárias, gestão municipal e territorial, gerada a partir da confiança e dos interesses comuns, resultando em ações compartilhadas e eficazes.

  • Sustentabilidade: concebida como uma responsabilidade social e global, que requer constante integração e o aporte mútuo e simultâneo dos sistemas ecológicos, políticos, culturais, econômicos e sociais.

  • Empreendedorismo social: entendido como um dos vetores do desenvolvimento social e econômico do território, fazendo emergir os negócios locais.

  • Comércio ético e solidário: princípio e fim da ação, promovendo a equidade e a inclusão social e aproximando quem produz e quem consome, a partir dos valores relacionados à cooperação.

  • Ética: exigência para equidade de grupos sociais, transparência das ações, respeito às diferenças, e adoção, pelos envolvidos, dos princípios concebidos para o ICAFE.

Eixos das Atividades

Artes Integradas, conectar, interagir as linguagens artísticas: inclusão digital, dança, música, teatro, fotografia, vídeo, livro e leitura.

Herança Rural, saber fazer, a origem: gastronomia, artesanato, folguedos, história, tradições, plantar, cultivar.

Empreendedorismo Social, vivências, trocas, compartilhamento: capacitação, estágios, viagens de estudos, incubadora de negócios, startup, mercado solidário.

© 2020 por ICAFE - Instituto de Cultura, Arte, Fazer Responsável e Educação Ambiental